Google Adsense Topo
ALIMENTAÇÃO

Conheça os benefícios que à melancia trás para sua saúde

Além de saborosa e refrescante, fruta contém alto teor nutritivo e é uma fruta rica em vitaminas e antioxidantes.

27/11/2019 16h34
Por: Redação
Fonte: Renato Queiroz
8.608
Melancia é rica em vitamina C e seus antioxidantes ajuda contra o envelhecimento (Foto: Divulgação)
Melancia é rica em vitamina C e seus antioxidantes ajuda contra o envelhecimento (Foto: Divulgação)

Quem corre com a comerciante Suédina Gouveia, de 50 anos, tem um motivo a mais para apressar o passo. O risco de ficar sem o pedaço de melancia normalmente oferecido aos atletas após as provas é grande para quem cruza a linha de chegada depois dela. “Meus colegas me chamam de Magali”, conta. A referência à garotinha gulosa criada por Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, não é à toa. Assim como a amiga da ficção, Suédina não dispensa a fruta, que faz sucesso pelo sabor e pela refrescância.

“Gosto desde criança. Minha avó paterna tinha um quintal grande, onde plantava melancia. Mas o consumo aumentou consideravelmente depois que comecei a praticar corrida, há sete anos”, explica a comerciante e corredora amadora nas horas de folga.

A fruta passou a ser usada como fonte de hidratação rápida após as provas de até 42 quilômetros. “Não resisto à melancia. Em casa, também gosto de fazer o suco da fruta, que mantém o mesmo sabor.”

Suédina Gouveia: “Não resisto à melancia. Em casa, também gosto de fazer o suco da fruta, que mantém o mesmo sabor” (Foto: Divulgação/Wildes Barbos)

Além de realmente hidratar, a melancia é cheia de outros predicados nutricionais. “É uma fruta que colabora para a hidratação porque é rica em água, atuando também como diurético natural. Contém vitaminas A e C e minerais como potássio e magnésio. Apresenta ainda um teor considerável de licopeno, que tem ação antioxidante e protege o organismo dos efeitos dos radicais livres”, enumera a nutricionista Bárbara Borghi Zaffalon. A melancia tem em sua composição 92% de água.

Estudos recentes têm demonstrado que o consumo regular de licopeno, substância que dá a cor avermelhada à fruta, contribui para a redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares. Quem é fã da fruta elogia também a versatilidade: da melancia quase tudo é aproveitado. A polpa é uma excelente fonte de água e promove a hidratação do corpo. A casca pode ser usada em doces e sucos. Já a parte branca, tem substâncias que auxiliam a circulação do sangue.

Mas há quem tenha dúvidas sobre as formas de consumo. Além de in natura, o suco é muito popular. “As duas formas são saudáveis, mas a diferença básica é que o suco pode apresentar menos fibras e elas ajudam a absorver o alimento mais lentamente, o que dá a sensação de saciedade por mais tempo. Caso for consumir o suco, lembre-se de não coar para manter maior quantidade de fibras e não adicionar açúcar”, ensina Bárbara.

A melancia faz bem também para a pele: a vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento. Um dos mistérios das historinhas da Turma da Mônica é o fato da Magali comer muito, mas continuar magra. O segredo talvez seja a melancia. Uma fatia ou um copo de suco tem apenas 40 calorias. “É uma fruta de baixa caloria e ótima opção para ser acrescentada na dieta”, garante a nutricionista. Em Goiás, Uruana ganhou o título de Capital da Melancia. O destaque não é somente pela quantidade da fruta produzida na cidade, mas, principalmente, pela qualidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 04h39
24°
Alguma nebulosidade Máxima: 31° - Mínima: 22°
24°

Sensação

4 km/h

Vento

94%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Adsense Sessão Política
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Banner Sessão Saúde
Adsense lateral interna posição 5