Google Adsense Topo
FRAUDE

Prefeituras de Imperatriz e São Luís são investigadas pela Polícia Federal e MPF por fraude no Fundeb

Os dois nomes das prefeituras, fazem parte de uma lista com mais 135 prefeituras que estão sendo investigadas, que segundo a Polícia Federal e Ministério Público Federal, dados de pessoas reais e criação de alunos fantasmas eram usados clandestinamente no golpe.

05/11/2019 13h40Atualizado há 2 semanas
Por: Willamy Figueira
Fonte: Redação
77.204
A lista que aparece os nomes de 137 prefeituras investigadas, foi divulgada pelo Blog John Cutrim (Foto: Divulgação/Arquivo)
A lista que aparece os nomes de 137 prefeituras investigadas, foi divulgada pelo Blog John Cutrim (Foto: Divulgação/Arquivo)

Caiu como uma bomba relógio a divulgação de uma lista com 137 nomes de prefeituras, incluindo as da cidade de Imperatriz e São Luís, que são alvos de uma investigação da Polícia Federal e Ministério Público Federal, por fraude no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Segundo a reportagem do Fantástico do último domingo (03), os recursos do Fundeb são a principal fonte de desvio de recursos públicos federais nos municípios maranhenses.

Segundo as investigações, o golpe é aplicado de duas maneiras:

1° - Os dados de pessoas reais são usados clandestinamente sem estarem estudando.

2° - A criação de alunos fantasmas, entre eles, ainda com idade de bebê.

O munícipio maranhense de Monção - MA por exemplo, recebeu em 2018, R$ 40 milhões do governo federal pra investir em educação. Mas boa parte desse dinheiro pode ter sido desviada, segundo a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

O Blog do John Cutrim teve acesso a lista dos 137 municípios maranhenses que estão sendo investigados pelas mesmas práticas de desvios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Veja a lista completa abaixo das prefeituras investigadas que estão em amarelo:

Lista das prefeituras investigadas divulgada pelo Blog John Cutrim

Em nota o Secretário de Educação de Imperatriz, Josenildo José Ferreira, afirma que a lista divulgada pelo Blog John Cutrim investiga gestões anteriores e não a atual gestão.

Veja abaixo a nota do secretário:

A respeito de uma lista de prefeituras que estão sendo investigadas em esquema de Fraude no Fundeb, conforme denúncia feita pelo Fantástico da Rede Globo no domingo, importante destacar que em algumas prefeituras as irregularidades aconteceram em gestões passadas.  Imperatriz, por exemplo, citada na referida lista, é investigada pela Polícia Federal desde gestões anteriores, não havendo nada de novo contra a atual gestão que através da Secretaria de Educação vem colaborando com as investigações fornecendo cópias dos contratos firmados anteriormente ao ano de 2017.

Todas as informações que forem solicitadas continuarão sendo disponibilizadas sem nenhum embaraço, no que repudiamos, portanto, qualquer tentativa criminosa de tentar fazer uso político disso tentando atingir a atual gestão de Imperatriz.

Imperatriz (MA), 06 de novembro de 2019

Josenildo José  Ferreira
_Secretário Municipal de Educação_

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Banner Sessão Saúde
Adsense lateral interna posição 5