Google Adsense Topo
ESTREITO

Consórcio Estreito Energia (Ceste), participa de ação “Praia Viva, Praia Limpa”

A atividade de preservação do "Meio Ambiente" aconteceu na cidade de Babaçulândia - TO e contou com a participação de estudantes e universitários.

17/09/2019 17h43
Por: Willamy Figueira
Fonte: Ceste
7.495
Foto: Divulgação/Ceste
Foto: Divulgação/Ceste

Com o tema “Praia Limpa, Praia Viva” aconteceu no último sábado (14), mais uma ação em prol do meio ambiente em parceria com o CESTE (Consórcio Estreito Energia). Dessa vez, o ponto de encontro foi a cidade de Babaçulândia -TO que recebeu o mutirão de limpeza.

A praia do Coco, orla e três ilhas do lago, foram os locais contemplados pela presença de mais de 60 voluntários. Juntos fizeram uma varredura em todos locais para recolher os lixos deixados pelos banhistas, durante a temporada de praia deste ano.

Segundo o representante do CESTE e membro da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), Walktom Higor Brandão, os lixos mais descartados são papéis de bala, garrafas PET e latas de refrigerantes. “Sabemos que isso é totalmente prejudicial ao meio ambiente e durante o período de chuvas todo o lixo vai correr e parar dentro do rio. Isso polui”.

Durante a ação, Walktom e demais representantes do CESTE realizaram uma palestra com o tema “Quem brinca com fogo se queima”. A equipe entregou garrafas como forma de incentivar o não uso dos copos descartáveis. Além disso, distribuiu panfletos sobre a temática.

Ele desta que a ação conscientiza jovens: “Os jovens, querendo ou não, são o futuro do município, ao ter essa noção de cuidar do meio ambiente vai ajudar e contribuir de maneira efetiva a cidade”, afirmou. Cinco barcos transportaram os voluntários para as ilhas e entorno do lago.

O estudante Alex Rodrigues da escola estadual Leopoldo de Bulhões, participou da ação e relatou que ‘’a atividade ajuda o meio ambiente, pois faz proteger a cidade a ficar livre de poluentes. Estamos ajudando a preservar o planeta”.

Foto: Divulgação/Ceste

 

A diretora da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), Juliane Carneiro, frisou que a atividade acontece há 8 anos e a cada ação aprimoram e recebem mais apoio da comunidade. “O projeto nasce com a necessidade de termos as nossas praias limpas porque a praia é um bem comum que todos os anos a gente vai e infelizmente estão cercadas de lixo”.

As limpezas são promovidas pelos ribeirinhos, estudantes, Associação de Barqueiros e órgãos ambientais, Aciara e o próprio município. A diretora Juliane aponta que a proposta de envolver as prefeituras é que o projeto dure o ano todo.

“Esse ano promovemos um projeto nas escolas que envolve crianças. Em outubro vão entregar um projeto para compor “Praia Limpa, Praia Viva” e vão concorrer a uma premiação. O projeto deve ter baixo custo, viável, que envolva a comunidade local e que

consiga o marco na questão ambiental desde a nascente até a limpeza da praia”.

Ao final da ação, o Prefeito de Babaçulândia, Aleno Dias Guimarães, enfatizou que manter o lago limpo enriquece o turismo local. “Manter o lago limpo atrai pessoas de fora e dá qualidade de vida aos que aqui residem”.

O Grupo Passeio Náutico de Babaçulândia, Associação dos Barqueiros, Prefeitura de Babaçulândia, Consórcio Estreito Energia e o Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões foram os apoiadores que acompanharam as equipes.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 11h55
30°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 20°
34°

Sensação

6 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Arranha-céu
Adsense Sessão Política
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Banner Sessão Saúde
Adsense lateral interna posição 5